A solução de formalina 10% neutra tamponada é um fixador de tecidos amplamente utilizado em laboratórios de histologia e patologia. Ela é composta por formaldeído a 4% em uma solução aquosa tamponada, o que garante um pH neutro e estabilidade da solução.
Na indústria alimentícia, a solução de formalina 10% neutra tamponada não é utilizada. A formalina é um composto tóxico e carcinogênico, e seu uso em alimentos é proibido por órgãos reguladores de saúde em todo o mundo.
A solução de formalina 10% neutra tamponada é utilizada principalmente para preservar amostras biológicas, como tecidos animais e vegetais, para estudos microscópicos.
Teste do Formaldeído:
O formaldeído aquecido com ácido cromotrópico em presença de ácido sulfúrico, origina um produto de condensação que oxidado posteriormente transforma-se em um composto p-quinoidal de coloração violeta.
Materiais:
*Banho-maria;
*Bico de Bunsen ou manta aquecedora;
*Erlenmeyer de 125mL;
*Pipetas graduadas de 5mL;
*Proveta de 25mL e 200mL;
*Tubo de ensaio de 25mL;
*Balão de destilação de 500mL;
*Condensador de Liebig;
*Ácido Fosfórico p.a.;
*Solução de ác. cromotrópico 0,5% (m/v); e
*Solução referência de formalina: reagente formaldeído (37%) diluído em água na proporção de 1:100.000 (v/v).
Técnica de Análise:
*Medir 100mL de leite (garantir a uniformidade da amostra) e passar para balão de destilação juntamente com 100 a 150mL de água destilada;
*Adicionar 2mL de ácido fosfórico p.a.;
*Destilar lentamente recolhendo cerca de 50mL de destilado;
*Em tubo de ensaio colocar 5mL de solução de ácido cromotrópico a 0,5% (m/v);
*Adicionar 1mL de destilado sobre o ácido cromotrópico com cuidado pelas paredes do tubo de ensaio, sem agitar; e
*Colocar em banho-maria fervente durante 15 minutos.
Resultado
Positivo: Formação de halo com coloração violácea.
Negativo: Coloração inalterada.
Dicas
*Para obter um testemunho da prova positiva, você pode realizar um teste com a solução de referência. Apesar da norma citar a proporção de 1:100.000 (v/v), existem documentos descrevendo a proporção de 1:1000 para um resultado mais confiável.
*Nesta análise você irá manipular ácidos fortes, por isso utilize todos os equipamentos de proteção individual necessários!
*Deve-se dar atenção especial à lavagem e enxágue das vidrarias envolvidas nesta análise, já que muitos detergentes possuem formol em sua composição e qualquer resíduo presente poderá originar um resultado falso-positivo. É recomendável produtos próprios para lavagem de vidrarias como o Extran Merck!
*O Ácido cromotrópico é extremamente fotossensível e por isto, deve permanecer ao abrigo da luz e só poderá ser doseado nos tubos de ensaio no momento da análise.
Somos uma empresa levando soluções e Reagentes com eficiência às empresas, sempre atendendo as normas vigentes e desenvolvendo produtos de alta qualidade.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade